top of page

Grupo de trabalho do programa de Turismo da Amazônia Legal discute metas na FIT Pantanal

Grupo de trabalho do programa de Turismo da Amazônia Legal discute metas na FIT Pantanal

Os representantes dos Conselhos de Turismo e Hospitalidade das Federações do Comércio dos estados que integram a Amazônia Legal, se reuniram em Cuiabá, durante a FIT Pantanal, para discutir a proposta que que tem como objetivo fomentar o desenvolvimento do turismo nas regiões.


A proposta foi apresentada pela Gerente de Planejamento e Orçamento da Confederação Nacional do Comércio-CNC, Aline Lopes. Ela frisou que a meta do Programa de Desenvolvimento do Turismo na Amazônia Legal é a valorização e integração dos destinos turísticos, por meio de experiências nos segmentos de natureza, ecoturismo, turismo de aventura, e também de manifestação culturais, e gastronômicas regionais, que possam gerar renda e desenvolvimento sustentável.


Em relação as ações solicitadas, ela elencou:  a elaboração do programa de turismo, a participação de equipes técnicas das Federações do Comércio, a inclusão do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da CNC, como também a  definição de governança, o mapeamento dos atrativos e produtos turísticos, além de análise do fluxo turístico, organização de estratégias de promoção e a comercialização.


Sobre o plano de trabalho, ela citou os pontos essenciais como: educação profissional, políticas públicas, turismo social. “As etapas do plano seguirão fases como a estruturação de governança; diagnóstico e planejamento estratégico; desenvolvimento e estruturação; promoção, propostas e políticas publicas. “Que o modelo de governança seja estruturado em uma gestão colaborativa com a formação de comitês e grupos de trabalho para discussão e deliberação”, adiantou.


Os setores envolvidos terão papeis e responsabilidades a cumprir. O Cetur deverá promover a articulação institucional do programa, coordenar a governança do plano e acompanhar, além de fazer o alinhamento das ações ás estratégias nacionais, como exemplo: o programa Vai Turismo. “É necessário apoiar os grupos de trabalho, buscando o alinhamento entre as propostas estaduais, monitorar e avaliar os resultados”, assinalou.


O Sesc e Senac, as Federações do Comércio nas esferas nacional e estadual também tem papéis, lembrando que os estados inseridos na Amazônia Legal terão as responsabilidades, conforme o plano de trabalho.


Um grupo de trabalho técnico já foi criado com alinhamento de propostas, apresentando a realidade de cada estado e a dimensão da Amazônia. Foi discutida a necessidade de priorizar algumas medidas, e o que depende dos governantes, o grupo encaminhará as ações para desenvolver para movimentar os atrativos em cada estado. “O grupo avança, trabalhando para materializar as ações com uma atuação conjunta, o momento é de alinhamento de ideias.  Este grupo vai contribuir muito para uma gestão executiva e operacional do programa”, informou.


Os próximos passos serão dados como a criação de grupos temáticos com representantes técnicos das áreas de interesse em sustentabilidade, capacitação, produtos turísticos promoção e comunicação. “Como também identificar e classificar os municípios com maior vocação turística com base no mapa do turismo brasileiro, que vão desenvolver os trabalhos e avançar o programa da Amazônia Legal em cada estado”, concluiu a Gerente de Planejamento e Orçamento da Confederação Nacional do Comércio-CNC.

ORGANIZAÇÃO E CONTATOS

Coordenação Técnica e Científica

mt-feiras

Coordenador Geral:

Jaime Okamura

(65) 9 9608-1460 

jaimeokamura2011@gmail.com

Assessoria de Imprensa:

imprensa@fecomerciomt.org.br

 

Coordenação Operacional, Infraestrutura e Comercial

moretti_coelho_eventos

Organização e comercialização:

Moretti Coelho Eventos

Contatos:

Alcimar Moretti

(65) 9 8417-3600

alcimar@moretticoelho.com.br

Victoria

(65) 9 9232-7201

evento@moretticoelho.com.br

CETUR – Conselho dos Empresários do Turismo da FECOMERCIO

Thais Tavares
(65) 9 9670-2849
turismo@fecomerciomt.org.br

Fit 2025 | O direito dos conteúdos deste site pertencem a seus respectivos proprietários

bottom of page